Búfalo de 300 kg sente calor, invade sítio e cai na piscina
Publicado
emUm búfalo de 300 quilos foi resgatado de dentro de uma piscina na manhã desta terça-feira (14), em Tietê, no interior paulista. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal, que pertence ao sítio vizinho, invadiu a propriedade e caiu na água. A operação de resgate mobilizou nove pessoas.
O caso foi registrado no Parque dos Lagos, zona rural do município. O búfalo foi percebido depois que um dos cães da família começou a latir muito. O dono da casa desconfiou que havia algo estranho e foi verificar. Quando chegou à área externa, viu o animal dentro da água. Como ninguém viu a queda do animal na piscina, não é possível saber durante quanto tempo ele ficou na água.
O Corpo de Bombeiros foi chamado e, com a ajuda de cordas e de uma rampa improvisada, o animal foi retirado da água. A piscina tem aproximadamente 1,5 m de profundidade. O trabalho durou aproximadamente 20 minutos. Após ser retirado da piscina, o búfalo saiu assustado.
Segundo proprietário do sítio, o búfalo conseguiu entrar na propriedade depois de passar por baixo de uma cerca e arrastar parte dela. O animal pertence a um criador que mora ao lado.
De acordo com o veterinário Luis Felipe Roberto, durante o calor, um dos comportamentos naturais dos búfalos é a busca por água. Eles normalmente procuram por rios e açudes para se refrescar. Ainda segundo o especialista, o animal tem maior facilidade para ficar estressado quando a temperatura aumenta ou diminui muito. A temperatura máxima prevista para esta terça-feira na cidade é de 35ºC.