Ana Cristina Campos
O governador Rodrigo Rollemberg anunciou nesta segunda (24) a adesão do governo de Brasília à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 193 Estados-Membros da ONU adotaram em setembro do ano passado a Agenda 2030, composta por 17 objetivos e 169 metas para países desenvolvidos e em desenvolvimento.
“No momento em que a ONU completa 71 anos de existência, assumimos o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses compromissos são assumidos pelo governo de Brasília através de suas diversas secretarias”, afirmou Rollemberg.
Ele citou como exemplos de ações para atingir alguns dos objetivos a universalização da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, a desativação do lixão da Estrutural com a construção de centros de triagem para os catadores de materiais recicláveis, obras de infraestrutura da rede de água, de saneamento e tratamento de esgoto em áreas mais carentes do Distrito Federal, além da ampliação da coleta seletiva do lixo.
O coordenador residente do Sistema Nações Unidas do Brasil, Niky Fabiancic, lembrou que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para que os ODS sejam alcançados. Ele destacou a necessidade de melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal. “Mudanças inovadoras na área de mobilidade urbana, por exemplo, são imprescindíveis para garantir crescimento econômico sustentável e proteção ao meio ambiente”, afirmou Fabiancic.
Na cerimônia de adesão, foi lançada a campanha publicitária que será veiculada nas telas de mídia digital dos trens e estações do Metrô. Com aproximadamente 200 mil usuários por dia, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal pretende dar visibilidade à Agenda Mundial 2030.
Agência Brasil