Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, o Palácio do Buriti ficará iluminado de lilás, cor que representa a data.
Ela foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo é sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência cometida contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência contra idosos consiste em ações ou omissões prejudiciais à integridade física e emocional que impeçam o desempenho do papel social. Denúncias desse tipo de situação podem ser feitas pelos telefones 100 ou 162.
Desde março de 2016, o Distrito Federal conta com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). Com ela, cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos ganharam mais um aliado no cumprimento do Estatuto do Idoso.
Além disso, o governador Rodrigo Rollemberg regulamentou, em março deste ano, o Fundo dos Direitos do Idoso do Distrito Federal.
O fundo tem objetivo de facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento de ações voltadas à terceira idade.