Buriti quer postos de gasolina em supermercados como forma de combater cartel
Publicado
emO governo do Distrito Federal pedirá urgência na tramitação do projeto de lei que autoriza postos de combustíveis em supermercados. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (27) pelo chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio. Ele garantiu o envio da matéria para a Câmara Legislativa até a próxima semana.
O governo decidiu elaborar a matéria após reunião com a presença do procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, e da procuradora-geral do Distrito Federal, Paola Aires Lima. “Nós sabemos que tramita um projeto na Câmara Legislativa de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), mas o projeto precisa ser de autoria do Poder Executivo para não correr risco de sofrer alguma Ação Direta de Inconstitucionalidade”, explicou.
Segundo o secretário, a ação do governo é resposta à sociedade após a operação Dubai, deflagrada pela Polícia Federal na última terça (24), que investiga possível máfia de postos combustíveis no DF. Segundo a PF, os proprietários das bandeiras combinavam preços para aumentar a margem de lucro de todos. Foram cumpridos 24 mandados de condução coercitiva, 44 de busca e apreensão e sete de prisão temporária no DF, no Entorno e no Rio de Janeiro.
“Ao permitir o funcionamento de postos em áreas de supermercados, nós temos a certeza de que esses novos estabelecimentos não participarão de acordos locais para fixação de preço, o que impede a formação de cartéis e, consequentemente, beneficia a sociedade com acesso a um combustível de preço real”, finalizou.