O Palácio do Buriti apresentou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesta quinta-feira (10), novo projeto para a reforma do viaduto do Eixo Rodoviário Sul — que desabou em 6 de fevereiro.
Na proposta, houve uma readequação no desenho dos pilares, no sentido de atender aos ajustes solicitados pelo Iphan.
O pedido de reconsideração será apresentado formalmente até terça-feira (15) ao instituto, que se comprometeu a analisar a nova versão em até dez dias após o recebimento.
O encontro ocorreu um dia após o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti, explicar o projeto inicial apresentado pelos engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
A proposta sugere que as colunas que sustentam as pistas de rolamento sejam mais largas que as anteriores. Na segunda (7), o Iphan havia feito ressalvas ao projeto apresentado pelo DER-DF e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
O instituto alegou que a reforma comprometeria a integridade arquitetônica e urbanística do conjunto da Plataforma Rodoviária e do sistema viário complementar.