Curta nossa página


Dinheiro na lama

Buriti tira fechadura de boca de lobo após Drenar abrir torneira

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Loiola/Via Agência Brasília, com Edição de Carolina Paiva - Foto Joel Rodrigues

O Governo do Distrito Federal inventou um tal de Projeto Drenar, para evitar que vias públicas fossem inundadas durante as chuvas. A proposta, associada à ação de drenagem (tirar, escoar, evitar acúmulo de água) foi anunciada com pompa. O Palácio do Buriti gastou milhões de reais em promoção, e pouco dinheiro em ação. Como consequência, regiões de Brasília ficaram debaixo d’água no temporal que desabou sobre o Plano Piloto há cinco dias. Agora, depois de a porta ser arrombada, resolveu colocar fechadura.

A ação para corrigir os maus-feitos teve início na quinta, 4, com um gesto lógico que se aprende quando criança, período em que se brinca de barquinho de papel em enxurrada. Para iniciar os trabalhos, cerca de 48 mil litros de água foram utilizados na limpeza e desobstrução das bocas de lobo das tesourinhas da Asa Sul, onde carros afundaram como verdadeiros titanics.

O serviço está a cargo de uma equipe da Novacap, para manutenção nas passagens da 106 Sul, 109 Sul, 206 Sul, 309 Sul e pelo Setor de Autarquias Sul. A ação faz parte de uma força-tarefa do órgão, criada no começo desta semana para amenizar os danos causados pelos recentes temporais.

‌“A desobstrução de bocas de lobo é de extrema importância para que ocorra o escoamento adequado das águas das chuvas, que pode ser prejudicado por lixo, entulho e outros resíduos que causam entupimento”, explica o diretor de Urbanização da Novacap, André Vaz.

‌O serviço desta quinta contou com a participação de 20 pessoas, divididas em duas equipes. Na parte da manhã, parte dos funcionários limparam os locais, com a retirada manual de terra, sujeiras em geral e de vegetações, com pás e enxadas. No período da tarde, a segunda equipe executou a desobstrução da rede, com apoio de maquinário – caminhões-pipa e desobstruidores.

‌“Seguiremos com o trabalho pelas próximas semanas em outras quadras da cidade, conforme o cronograma de manutenção da Companhia”, afirma o assessor técnico da Diretoria de Urbanização da Novacap, André Vaz. O serviço já passou pela 202 Sul, 209 Sul, 406/407 Sul, 608 Sul e Via L2.

‌A Administração Regional do Plano Piloto faz parte da força-tarefa da Novacap. “Entendemos a importância da limpeza dos bueiros, principalmente nas tesourinhas da cidade. Esse trabalho é feito periodicamente, mas intensificamos as ações nos últimos dias, por conta do temporal que afetou Brasília”, pontua Valdemar Medeiros, administrador da região.

A população pode solicitar manutenções aos órgãos governamentais pelos canais da Ouvidoria, no número 162 ou pelo site, e diretamente nas administrações regionais. É possível pedir reformas em quadras poliesportivas, recapeamentos de asfalto, podas de árvores, pinturas de faixas de pedestres, entre outros serviços, além de registrar elogios e críticas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.