Com resultados altamente satisfatórios na vacinação do público adulto contra a Covid-19, o Instituto Butantan decidiu pedir à Avisa autorização para aplicar o imunizante em crianças a partir dos dois anos de idade. A ideia é atingir a faixa até os 17 anos dentro de três meses.
Para que isso seja possível, a Anvisa terá de permitir mudanças na bula da vacina. Atualmente a Coronavac está sendo aplicada em caráter emergencial apenas para pessoas com 18 anos ou mais. De acordo com a Anvisa, a inclusão de uma nova faixa etária deve ser feita pelo laboratório responsável pela vacina.
Para incluir novos públicos na bula, o fabricante precisa fazer estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Esses estudos podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países — no caso da Coronavac, os ensaios foram conduzidos fora do país.
Até agora, apenas a vacina da Pfizer é aprovada pela agência reguladora para menores de 18 anos. O imunizante tem indicação em bula para pacientes a partir dos 12 anos. Já o laboratório Janssen está realizando ensaios de sua vacina em crianças e adolescentes, que ainda estão em condução.