Notibras

Cabral não paga aluguel social e moradores protestam no Rio

Cerca de 400 famílias das comunidades de Manguinhos, Jacaré e Jacarezinho, todos na zona norte do Rio de Janeiro, protestaram, na manhã desta segunda-feira, em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul carioca, sede do Governo do Estado. Segundo os líderes comunitários, o motivo da manifestação é a falta de pagamento do aluguel social, prometido pelo Governo do Estado, para os moradores da região.

De acordo com as associações de moradores, os moradores que necessitam do benefício estão vivendo em condição de miséria e em locais de risco.

Em Manguinhos, as famílias que deveriam receber o benefício moravam, atualmente, de forma irregular, no prédio da CCPL (Cooperativa Central dos Produtores de Leite), em Benfica. Com esse benefício, o governo deveria ajudá-las a sair deste local e pagar aluguel de uma casa para viver de forma regularizada, enquanto as moradias que estão sendo construídas pelo Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC) não ficam prontas. Porém, os moradores não estão recebendo o Aluguel Social desde o ano passado.

Moradores da comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio, também vivem em condições precárias. Muitas famílias ocupam um prédio antigo que foi condenado pela Defesa Civil. Eles aguardam o benefício do aluguel social para saírem do local e receberem imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida. Outros moradores foram retirados de lugares destinados à execução de obras, como a antiga fábrica da General Eletric. As famílias já tinham que estar recebendo aluguel social há mais de um ano.

Os moradores do Jacaré, que também perdera a casa após fortes chuvas do início do ano passado, também esperam o aluguel social.

Até o momento, o Governo do Estado não se pronunciou. O pagamento do benefício é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social. É com este descaso que o Governo Sérgio Cabral (PMDB) trata quem vive em áreas de risco ou não é da Zona Sul do Rio.

Sair da versão mobile