Um avião de combate russo Su-35 fez um caça americano se afastar da linha de mísseis estratégicos Tu-95 da Rússia na região do Alasca. A cena, de um quase choque entre as duas aeronaves, foi gravada e divulgada pelo governo dos Estados Unidos, rechaçando provocações.
Segundo a versão de Moscou – que espalhou a imagem em redes sociais – o piloto norte-americano “ficou com medo da manobra instantânea do Su-35, com oficiais do Comando de Defesa do Espaço Aéreo da América do Norte (NORAD) reclamando do incidente”.
“A conduta de um Su-35 russo foi insegura, pouco profissional e colocou tudo em perigo – não é o que você veria em uma força aérea profissional”, disse o NORAD em uma publicação também nas redes sociais.
Para os russos, porém, o exército dos EUA ficou assustado com a manobra do Su-35 russo e reclamou. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia (MoD), dois porta-mísseis estratégicos russos Tu-95 estavam de fato realizando um voo de rotina sobre a costa do Alasca em 23 de setembro, acompanhados por caças Su-35 e Su-30.
Embora o ministério não tenha mencionado especificamente o incidente, ele enfatizou em um comunicado que as manobras foram conduzidas de acordo com as normas internacionais.
Veja o vídeo