Os militares russos afirmaram na quinta-feira que quatro aviões de guerra foram escalados para escoltar três bombardeiros americanos В-52N avistados perto da fronteira aérea da Federação da Rússia.
De acordo com o Ministério da Defesa, os dispositivos russos de controle do espaço aéreo detectaram três alvos aéreos se aproximando do espaço aéreo nacional sobre as águas neutras do Mar de Bering.
“Para identificar alvos aéreos e prevenir a entrada ilegal no espaço aéreo russo, dois pares de caças MiG-31 e Su-35 das forças de defesa aérea do Distrito Militar Oriental decolaram”, disse o Centro de Controle de Defesa Nacional da Rússia.
Os caças russos identificaram os alvos aéreos como bombardeiros estratégicos B-52H do Comando de Ataques Globais da Força Aérea dos EUA e os escoltaram pelo Mar de Bering, disse o centro, acrescentando que qualquer entrada ilegal no espaço aéreo do país foi impedida.
Nos últimos anos, a Rússia relatou repetidamente a escalada da atividade de aeronaves da OTAN perto de suas fronteiras, alertando que tais ações por parte do bloco próximo ao território do país podem resultar em incidentes.