Notibras

Cachaça, vinho, charutos e carne são ofertados por umbandistas aos políticos

Pior do que está, o Congresso Nacional não pode ficar. Talvez pensando no clima político que o País enfrenta, um grupo de umbandistas fez uma oferenda no gramado do Poder Legislativo. Por volta do meio-dia, os objetos tinham sido retirados do local.

Os pratos das oferendas – colocados anonimamente, e também retirados de forma anônima -, eram compostos de pétalas, pimentas, cascas de laranja, charutos e um pedaço de carne. Ao lado, o autor da oferta também colocou uma garrafa de vinho e outra com uma bebida amarelada, semelhante a cachaça.

O presidente da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, Rafael Moreira, afirmou que as imagens mostram elementos típicos das oferendas a Exu e à Pomba Gira, entidades tradicionais das religiões de matriz africana. Os sete charutos em um dos pratos fazem referência a Exu, e as sete rosas no outro, à Pomba Gira.

“Quando se tem a pimenta, geralmente não seria por uma boa causa [de agradecimento]. Poderia ser um pedido de ajuda, de transparência, pedindo mobilidade para que o Congresso, juntamente com a sociedade civil, pudesse ter mais identificação com a sociedade. Também tem sentido de abrir os caminhos dos parlamentares que estão lá dentro”, diz Moreira.

Da Redação com o G1

Sair da versão mobile