O deputado distrital Leandro Grass (PV) apresentou ofício à Secretaria de Educação questionando o fechamento da Escola Classe SRIA, no Guará. A unidade atendia 226 estudantes em turmas da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
De acordo com a imprensa, o terreno em que ficava a escola foi transferido, via Terracap, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas os funcionários da unidade não foram informados com antecedência sobre a mudança das turmas.
Leandro Grass critica o fato de a decisão ter sido tomada sem ouvir a comunidade escolar. “Entendo que, em razão da gestão democrática, preceito fundamental do sistema de ensino do Distrito Federal, é preciso que as decisões
sejam minimamente dialogadas, para que docentes, servidores e comunidade escolar não sejam surpreendidos”, pontuou o deputado.
Para o parlamentar, o prejuízo para alunos, país, professores e demais funcionários é inestimável. Por isso, ele pediu que a secretaria de Educação tome providências para assegurar o direito dos alunos e garantir suas matrículas “em escolas de mesma qualidade, com efetivo acesso ao transporte escolar, bem como garanta aos professores e servidores os direitos que advenham de sua posição na carreira.”