Notibras

Caipirinha e sarapatel aliviam horas de estresse

A vida de jornalista é deveras corrida. Imagine, então, um sujeito que, além de desbravador de notícias, é editor da Sucursal Nordeste de Notibras, com sede na aprazível praia de Itapuama, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Para complicar ainda mais o meio de campo, o danado ainda adora se embrenhar pela literatura. E, para embaralhar por completo as ideias, é contumaz apreciador das cachaças forjadas nos mais conceituados alambiques de Pernambuco. Seu nome? José Seabra, também conhecido como Chefe, tamanha a sua soberania diante do seleto grupo que compõe Notibras.

Foi através do Seabra que conheci três figuras incríveis da redação. O Armando Cardoso, que apesar de ser o presidente do Conselho Editorial de Notibras, não raro, chega a esboçar um sorriso com os textos divertidos do Mathuzalém Júnior. Todavia, ao se deparar com as hilárias linhas desconcertantes do Wenceslau Araújo, editor chefe de Notibras, não resiste e cai na gargalhada. Para aqueles que não conhecem o Armando, podem até estranhar, mas logo são alertados pelo Chefe: “O Armando, com aquela pompa de lorde, é o melhor contador de causos que conheço.”

Cheios de ideias e atitudes, o Seabra consegue deixar à vontade aqueles que têm a sorte de trabalhar com ele. Confesso que, no início, ficava sem jeito quando queria dar uma ideia ou outra, até que ele me mandou a real: “Edu, Notibras é feito por profissionais mas quem manda são os amigos. Então, nada de timidez, pois você, que é veterinário, sabe muito bem o que fica exposto quando o avestruz tenta se esconder.”

Lição aprendida, eu, como editor da área de cultura, tomei coragem para convidar o grande poeta e escritor Daniel Marchi, cujo talento há tempos conhecia. Tímido que ele é, tratei de tomar como minha a frase do Chefe. Foi a gota d’água que faltava para que um oceano de ideias transbordasse da mente criativa do Daniel, como todos que acompanham seus contos e crônicas publicados em Notibras podem comprovar.

E por falar em poeta, eis que garimpei outra peça rara há poucos meses para compor o time do jornal: Saulo Braga, o folclórico motociclista conhecido como Piu-Piu, que roda por este país em busca de aventuras e, não raro, gosta de pincelar versos. O Chefe se encantou com as poesias do Braga. Não por acaso, ele me disse: “Edu, as personagens que ele cria têm a beleza de Nefertiti, a ousadia de Cleópatra, a pureza de Joana D’Arc, o magnetismo da Mona Lisa e a sensualidade de Helena.”

Jornalista, editor, escritor, apreciador de cachaça e tantas e todas as coisas que quiser ser, José Seabra é, antes de qualquer coisa, o amigo necessário, que acolhe e encoraja os companheiros de labuta. Ele sabe, do alto de renomada sapiência, acreditar na capacidade dos que o rodeiam. Não à toa, ele é o Chefe. Chefe até no Dia dos Pais, quando, longe da prole, decide curtir uma caipirinha com sarapatel no seu saudoso Pátio de São Pedro, no centro histórico do Recife.

*Eduardo Martínez é autor do livro “57 Contos e Crônicas por um Autor muito Velho”.

Compre aqui 

http://www.joanineditora.com.br/57-contos-e-cronicas-por-um-autor-muito-velho

Sair da versão mobile