Notibras

Câmara cobra solução urgente para falta de transporte no campo

Para debater a situação precária do transporte público na área rural do Distrito Federal, a Câmara Legislativa realizou audiência pública com autoridades do GDF e representantes de diversas comunidades. A ideia de realizar o debate foi do deputado Joe Valle (PDT). “Essa é uma demanda antiga e precisamos encontrar soluções para o problema”, observou o parlamentar ao abrir o evento.

Inicialmente, moradores da zona rural do DF apresentaram um panorama da situação. A falta de transporte regular tem impedido, por exemplo, o transporte de pequenas cargas a serem comercializadas na área urbana, o deslocamento de jovens para a escola e o acesso da população ao lazer. “Somos os sofredores da área rural”, resumiu Damião Firmino Gomes, da região conhecida como Café sem Troco, em Planaltina.

“Nossos jovens estão desistindo dos cursos profissionalizantes”, denunciou Ismael Jesus dos Santos, da Colônia Agrícola Buriti Vermelho. Enquanto José Bezerra Diniz, do Assentamento Contagem, entregou uma planilha mostrando que os donos dos ônibus que atendem àquela área não cumprem o que está determinado na legislação.

O deputado Joe Valle acrescentou que estudantes estão correndo riscos, “pois têm de andar quilômetros na escuridão, já que somente encontram vagas em escolas no período noturno”. Para o deputado Robério Negreiros (PMDB), que compareceu à audiência, será necessária uma mudança na legislação para os operadores de transporte público serem remunerados adequadamente e poderem prestar um serviço melhor.

Sobre essa questão, o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi, informou que já estuda a remuneração por quilômetro rodado em vez de pagá-los por passageiro transportado. “Outras mudanças são necessárias, mas é preciso mais tempo para implantá-las”, afirmou, observando estar há apenas três meses à frente do órgão.

O compromisso do governo em resolver a questão também foi ratificado pelo secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão; pelo presidente da Emater, Marcelo Piccin; e pelo representante do DER na audiência, Fábio Cardoso.

Marco Túlio Alencar

Sair da versão mobile