Daniel Silveira
Câmara mantém aliado de Bolsonaro preso
Publicado
emO deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) vai continuar preso. A decisão foi tomada na noite desta sexta, 19, por ampla maioria do plenário da Câmara. Ele está nas instalações da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
O resultado da votação foi de 364 votos a favor da prisão, 130 contra e 3 abstenções, com 16 ausências. Para aprovar a prisão decretada pelo Supremo na noite de terça, 16, eram necessários apenas 257 votos.
A também deputada bolsonarista Magda Molfato, do mesmo partido do já apelidado ‘falastrão Silveira, surpreendeu em seu parecer, ao pedir a manutenção da prisão: “Temos entre nós um deputado que vive a atacar a democracia e as instituições e transformou o exercício do seu mandato em uma plataforma para propagação do discurso do ódio, de ataques a minorias, de defesa dos golpes de estado e de incitação à violência contra autoridades públicas”, disse.
Silveira foi preso em flagrante no Rio de Janeiro pela Polícia Federal após divulgar um vídeo no qual fez apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendeu a destituição de ministros do STF, num desrespeito às normas constitucionais. Ele agora vai enfrentar o Conselho de Ética, por quebra de decoro parlamentar, onde deve perder o mandato.