Os moradores de Sobradinho puderam acompanhar de perto na tarde desta quarta-feira (13) uma sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A sessão foi realizada no teatro da cidade e os moradores tiveram a oportunidade de apresentar reivindicações e demandas da cidade diretamente aos deputados distritais.
A sessão externa faz parte do projeto “Câmara em Movimento”, que já aconteceu na Rodoviária do Plano Piloto e no centro de Ceilândia, e tem como objetivo aproximar o Legislativo da população.
Dezenas de representantes dos moradores de Sobradinho tiveram a oportunidade de falar durante a sessão, que contava com mais de 30 inscrições mesmo antes do início dos trabalhos. As manifestações englobam desde questões mais abrangentes, como melhoraria na segurança, saúde e educação, até pontos específicos, como construção de passarela de pedestres e rebaixamento da cobertura da feira. Muitos também cobraram a regularização dos condomínios da região.
Diante de um teatro lotado, os distritais ouviram demandas sobre mobilidade urbana, criação de espaços de lazer, aumento do policiamento, asfaltamento, iluminação pública, coleta de lixo e reforma do hospital, entre outras questões. A sessão na cidade também atraiu o interesse de moradores da vizinha Planaltina, que também apresentaram suas reivindicações.
Grupos organizados, como o Sobradinho Vivo, colheram sugestões junto aos moradores e entregaram um documento aos deputados com 40 pedidos. Um poeta da cidade, Jorge Koff, recitou um poema em homenagem à cidade. Já Teodora Fischer pediu ajuda dos parlamentares para a construção de uma passarela de pedestres em frente a área de Nova Colina.
Na opinião de um morador identificado como coronel Charles o principal anseio de Sobradinho é a retomada das obras de ampliação da BR-020. Segundo ele, os engarrafamentos diários atormentam os moradores.
A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT), destacou que as sessões externas da Câmara dão oportunidade aos cidadãos para conhecer melhor a função dos parlamentares, além de ouvirem as reivindicações da comunidade. As demandas apresentadas pela população serão sistematizadas, analisadas pelos distritais e encaminhadas ao Executivo.
Neste mês, Sobradinho está completando 55 anos. A cidade, fundada em 13 de maio de 1960, é dividida em três grandes áreas: Setor de Condomínios de Sobradinho, Grande Colorado e Setor Oeste de Sobradinho. De acordo com dados da administração regional, a população atual é de 128 mil habitantes.
Esta foi a terceira edição do projeto “Câmara em Movimento”. A primeira aconteceu na Rodoviária do Plano Piloto, em fevereiro. E a segunda foi realizada em Ceilândia, em março. As próximas edições do projeto estão programadas para Samambaia e Brazlândia. O projeto pretende percorrer todas as cidades do DF.
Participaram da sessão os deputados Celina Leão (PDT), Chico Vigilante (PT), Prof. Reginaldo Veras (PDT), Rodrigo Delmasso (PTN), Dr. Michel (PP), Luiza de Paula (PEN), Sandra Faraj (SD), Ricardo Vale (PT), Rafael Prudente (PMDB), Juarezão (PRTB), Lira (PHS), Júlio César (PRB), Chico Leite (PT), Agaciel Maia (PTC), Wellington Luiz (PMDB) e Raimundo Ribeiro (PMDB).