Notibras

Câmara ilumina a fachada noturna e adere ao Outubro Rosa

Em outubro, edifícios públicos e privados se iluminam de rosa para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. A Câmara Legislativa do Distrito Federal também se integra à campanha e, durante todas as noites do mês, conta com iluminação especial. O objetivo é conscientizar para a importância do diagnóstico precoce da doença, que segue como a forma mais comum de câncer entre mulheres no mundo.

O movimento “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, em 1997, e atualmente está presente em vários países. Além da iluminação de prédios públicos e monumentos, também é incentivado o uso de laço na cor rosa na lapela, em apoio à causa.

A primeira iniciativa no Brasil em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação, em 2002, do monumento conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Em 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram monumentos e prédios em suas cidades. Naquele ano o símbolo pelo qual o Brasil é conhecido mundialmente, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também se iluminou. Daí em diante, se multiplicaram as ações e, aos poucos, o Brasil foi ficando rosa, durante todo o mês de outubro.

Sair da versão mobile