Cerca de 500 pessoas participaram nesta segunda 20, no Parque da Cidade, da caminhada Lixo na Lixeira, promovida pela Secretaria do Esporte e Lazer para comemorar os 55 anos de Brasília. “Não tem como celebrar o aniversário sem essa veia esportiva. Essa é a cara da nossa cidade”, disse a titular da pasta, Leila Barros.
Além de incentivar a prática de atividade física, o evento serviu para conscientizar os frequentadores do parque sobre a importância de depositar o lixo no lugar adequado. “Cada um tem que fazer a sua parte. Se ninguém jogar papel no chão, teremos uma cidade mais limpa”, disse a assessora da secretaria, Elizabeth Ribeiro. Durante a caminhada, os participantes foram incentivados a usar garrafas no lugar de copos descartáveis.
“Essa iniciativa é muito válida porque não podemos culpar o governo pela sujeira da cidade se nós mesmos não cuidamos dela”, avaliou Francisco Sabino Amurim, de 74 anos. Ele pratica exercícios regularmente e fez questão de participar da festa. “É uma boa forma de trazer o povo pra rua e incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis”, conta o aposentado, que atribui a boa saúde ao costume de fazer atividades regularmente.
Os amigos João Paulo Trindade Vargas, de 9 anos, e Miguel Henrique Pereira Cardoso, de 8, aprenderam desde cedo: lugar de lixo é no lixo. “Eles são de um grupo de escoteiros e já têm consciência ambiental. Eu os trouxe para incentivá-los ainda mais a serem bons cidadãos”, disse a dona de casa e mãe de Miguel, Rosicler Pereira Cardoso, de 34 anos.
Márcia Rollemberg, colaboradora do governo e esposa do governador Rodrigo Rollemberg, participou da caminhada. “A Secretaria do Esporte e Lazer está de parabéns por investir em políticas transversais, em juntar o esporte com campanhas de conscientização tão diversas e importantes”, disse ela, antes de seguir com o pelotão para fazer o percurso de 40 minutos.
Paula Oliveira, Agência Brasília