As áreas nobres do Distrito Federal, como o Plano Piloto, não estão livres da insegurança que amedronta a população. Para driblar a ação de assaltantes, a comunidade decidiu se mobilizar, alertando a vizinhança sobre o perigo.
Na residencial da 210 Sul, informa o ClicaBrasília, moradores colocaram uma faixa amarela na entrada da quadra. O alerta com dizeres em preto e vermelho é sobre um homem que anda de bicicleta e assalta quem caminha pelo local.
A atitude foi tomada depois que algumas pessoas foram feitas reféns pelo ciclista. Ele age a qualquer hora do dia e arranca colares de ouro do pescoço das vítimas, além de levar bolsas, carteira e dinheiro de homens e mulheres.
A ação dura segundos e o homem vai embora pedalando em alta velocidade. Moradora da quadra há 25 anos, Rosana Dytz já testemunhou os roubos decidiu chamar atenção dos moradores para se prevenirem. Na quarta-feira à tarde, ela instalou a faixa que anuncia: “Tem um ‘cara’ de bicicleta assaltando as pessoas que fazem caminhada”. Ontem à tarde, a faixa desapareceu e ninguém sabe dizer quem a retirou.
“O mínimo que eu poderia fazer é alertar a população sobre a atitude desse homem. A sensação é de insegurança, revolta e raiva do alto preço de impostos que pagamos para não ter proteção”, reclama.
A bancária presenciou um assalto durante a semana. Ao se aproximar de uma mulher de cerca de 60 anos, o assaltante arrancou o colar da senhora e fugiu. “Ele vinha correndo demais, atravessou a rua olhando para os lados, e quando chegou até a senhora, deu um tapa tão forte no peito dela que fez um barulho muito alto. Foi quando arrancou o colar e saiu pedalando de novo, muito rápido”, conta.
Populares chamaram a polícia, mas até o momento em que Rosana permaneceu no local, nenhuma viatura da PM havia chegado.