Notibras

Transporte melhor e interior forte, as promessas dos candidatos

O candidato do PT a governador do Rio,, senador Lindbergh Farias, quer fazer uma administração voltada a todo o estado e não apenas à capital do estado.

“Não dá para aceitar que em um município como Macaé o índice de roubos a veículos tenha aumentado mais de 100% e os casos de homicídio tenham subido mais de 60% somente nos primeiros cinco meses deste ano. Não adianta instalar UPPs em algumas regiões do estado e não reforçar os batalhões das cidades do interior. Segurança pública não se resolve apenas com ocupação policial, é preciso políticas públicas de educação e cultura”, disse Lindberg, que ontem à noite esteve em Macaé.

O candidato do PSOL, professor de História Tarcísio Motta, também prometeu dar mais atenção ao interior, inclusive a Baixada Fluminense. “Pretendemos mostrar todas as nossas propostas para a Baixada e o Interior ao longo desses meses de campanha. Espero que tenha paciência, somos um partido pequeno, que não recebe grana de empresas, e que por isso, demorará um pouco mais para divulgar todas as suas propostas. Não temos publicitários e grandes equipes de assessoria de imprensa, somos voluntários. Pretendemos, contudo, mostrar um claro programa para o interior”, contou o psolista, que nasceu em Petrópolis, Região Serrana do estado, onde morou até os 18 anos e começou a ajudar a Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Depois, trabalhou e militou por 8 anos na Baixada Fluminense, quando foi diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (SEPE) de Duque de Caxias.

“Quando falamos que o Rio de Janeiro se tornou um lugar caro e autoritário, nos referíamos a todo o Estado do Rio. Essa é uma realidade mais drástica na capital, mas também acontece no interior”, finalizou. Hoje o psolista e sua equipe de campanha passaram a manhã incorporando as contribuições ao seu programa de governo. À tarde, programaram assistir ao jogo Brasil X Alemanhã, válido pelas semifinais da Copa do Mundo.

O candidato do PR a governador, deputado federal Anthony Garotinho, tem várias propostas para a melhoria dos transportes no estado. Em reunião ontem à noite em Acari, na Zona Norte do Rio, prometeu acabar com a “perseguição do DETRO (Departamento Estadual de Transportes) ao transporte alternativo (feito por vans) e de reduzir o IPVA em 50% para todos os motoristas, o que Cabral fez só para os empresários de ônibus”, citou o republicano. Hoje ao meio dia, ele almoçou no Restaurante Popular de Nova Iguaçu.

Pezão, por sua vez, lembrou o que foi feito nos últimos sete anos da gestão do ex-governador Sérgio Cabral, que o antecedeu. “Nesses 7 anos, o Rio passou por transformações profundas. Enfrentamos problemas que pareciam sem solução, tiramos do papel obras paradas há décadas. UPPs, UPAs, Bilhete Único, Bairro Novo, Arco Metropolitano, BRTs, expansão do metrô. Obras que mudam tudo, da estrutura macro do estado ao dia a dia de quem precisava pisar na lama pra ir ao trabalho. Sempre em parceria, sempre trabalhando junto com as prefeituras e o Governo Federal, com um só objetivo que é o futuro do Rio. Agora é hora de aprender com o passado, consolidar as conquistas do presente e continuar avançando”, citou.

Nas redes socais, contudo, ele foi cobrado pelo internauta Bruno Simas. “Sr. Governador, onde está a duplicação da RJ 106 entre Rio das Ostras e Macaé? O senhor já prometeu esta obra aos ex-prefeitos destas duas cidades há mais de três anos e agora, aos atuais prefeitos. Onde está seu compromisso com as promessas que fez?”, cobrou.

Sair da versão mobile