A cápsula espacial Ooris-Rex, que transporta uma amostra do asteroide Bennu, pousou no estado americano de Utah no domingo, disse a Nasa. Anteriormente conhecido como 1999 RQ36, ele foi descoberto em 1999. Bennu é considerado um asteroide próximo à Terra. Ele chega perto do nosso planeta a cada seis anos.
A Nasa disse que Bennu foi incluído no livro Guinness World Records como o menor corpo espacial orbitado por uma espaçonave feita pelo homem. Os cientistas presumem que Bennu poderia ter-se separado de um asteróide maior, rico em carbono, há cerca de 2 mil milhões de anos.
“A cápsula de amostra Osiris-Rex da Nasa, carregando uma amostra do asteroide Bennu, pousou no campo de testes e treinamento do Departamento de Defesa de Utah às 10h52 EDT [14h52 GMT]”, disse a agência espacial dos EUA.
Um comunicado acrescentou que esta foi a primeira vez que uma nave espacial dos EUA entregou rochas e poeira de um asteroide à Terra. Espera-se que a cápsula contenha de 60 gramas a dois quilos de amostra coletada da superfície do asteroide em 2020.
Agora a cápsula deverá ser transferida para especialistas, que estudarão as amostras. Na segunda-feira, será entregue no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston, Texas, onde a sua demonstração deverá ocorrer no dia 11 de outubro.
A missão Osiris-REx foi lançada em setembro de 2016 para chegar a Bennu e recolher amostras de rochas e poeira da sua superfície. A própria nave espacial continuará a sua viagem através do espaço para chegar a Apophis, um asteroide com cerca 800 metros de diâmetro que chegará a 32.000 quilômetros da Terra em 2029. Para refletir os novos objetivos da missão alargada, a Nasa mudou o nome da missão para Osiris-Ápice.
A missão irá “estudar as mudanças no asteroide causadas por seu sobrevoo próximo à Terra, usando os propulsores de gás da espaçonave para tentar desalojar e estudar a poeira e pequenas rochas na superfície do Apophis e abaixo dela”.