Cariocas protestam contra mudanças no Rio na internet
Publicado
emAs mudanças no trânsito no município de Janeiro promovidas pela Prefeitura em função das obras do Porto Maravilha e o fechamento do mergulhão da Praça XV revoltaram a população, tanto do Rio como quem é de outros municípios e trabalha na Cidade Maravilhosa. Como se não bastassem os transtornos, o pedido do prefeito Eduardo Paes (PMDB) de que as pessoas evitem a Zona Sul e vão para o Centro usando transporte público revoltou ainda mais as pessoas. Estas resolveram desabafar nas redes sociais com indignação, bom humor e ironia.
“Prezado senhor prefeito. Gostaria de convidá-lo, mais uma vez, para um passeio pelo transporte público da cidade que você tanto elogia. Dessa vez, basta usar os ônibus. Mas, use um daqueles que o senhor reduziu a frota porque estavam subaproveitados. Sinta o que era um ônibus que já era lotado virar um pesadelo. Não, não pegue na Central e salte na Candelária. Ninguém faz só esse trajeto, meu caro. Siga em pé até o Alvorada pela Zona Sul. Ou pegue um no sentido Centro pela Linha Amarela. O desgraçado do trabalhador o faz todo dia. Por que o senhor não pode? Corra e aproveite um dia de calor infernal típico para passear sem ar condicionado. Afinal nossos coletivos tem só até 2016 para se adaptarem e instalarem o bendito aparelho. Calcule que vai demorar uma hora para chegar no seu destino (estou sendo legal, na situação atual uma hora é moleza), e você vai demorar pelo menos duas. Tente desviar de todas as obras da prefeitura espalhadas pela cidade. Se você achar o caminho, verifique se o nó no trânsito não está cada vez pior. Veja se não é só exagero da população que é tão bem tratada. Certifique-se também que os enormes gargalos no trânsito são mera ilusão. Quem inventou esse papo de mobilidade urbana, não é verdade? Agora, se o senhor não gostar do passeio, ora, pegue a sua bicicleta e vá de bangu ao jardim botânico para ver se dá certo”, desabafou a jornalista Luísa Clements.
“Todo dia tenho vontade de mandá-lo pegar essa maldita bicicleta e fazer outra coisa…”, reclamou a estudante de Direito Isabella Rodrigues Bonisolo.
A contadora Isabel Fraga, moradora de Jacarepaguá, trabalha na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio e enfrenta uma “via crúxis” até chegar ao trabalho. “Como amo o meu prefeito… entro às 9h… mas peguei o ônibus as 06:20, mas sera q consigo chegar antes das 9h? Kkkkk Só Deus sabe, alias só Dudu….”, comentou.
Para a colega de Isabel, Paula Alves, a qualidade do transporte público no Rio piorou muito. “Aqui o serviço de transportes também piorou muito no ultimo ano e meio…o metrô demorava 3 minutos para percorrer um ponto a outro e agora pode esperar 11 minutos. Um percurso de 13km que antes durava 35/40min de ônibus + metrô agora dura pelo menos 1h30, 13 km! Greves a toda hora, perturbações na circulação e avarias”, observou.
Demora no tempo de espera no metrô, vagões de trem descarrilhando e deixando os passageiros a pé, ônibus lotados e muitos sem ar condicionado e barcas ficando volta e meia à deriva na Baía da Guanabara. Este é o quadro do transporte público na Região Metropolitana do Rio a poucos meses da Copa do Mundo e a dois anos dos Jogos Olímpicos. Como dizem os internautas, “imagina na Copa” e” imagina nas Olimpíadas”.