Marcus Castro, Edição
Os Chevrolet Bolt autônomos, em fase de testes, se envolveram em seis pequenos acidentes em setembro na Califórnia. O curioso é que todas as colisões foram causadas por humanos, dirigindo outros veículos e, em um caso, por um ciclista.
Segundo a GM, em uma das situações um Bolt foi atingido por um Ford Ranger enquanto aguardava o semáforo ficar verde. O motorista falava ao celular e causou o incidente. Já a a colisão com a bicicleta ocorreu com um ciclista sob efeito de drogas que estava na contramão, de acordo com a montadora. Ninguém ficou ferido nos casos relatados.
É provável que cresça cada vez mais o número de incidentes com carros autônomos. A divisão de automobilismo da General Motors, a Cruise Automation, anunciou que apenas nos últimos três meses a frota de carros de teste mais que dobrou. E as empresas são obrigados a informar às autoridades do estado sobre qualquer incidente envolvendo carros autônomos em testes em vias públicas da Califórnia.
De acordo com a porta-voz da Cruise, Rebecca Mark, todos os 13 casos ocorridos neste ano na Califórnia foram realmente causados por motoristas humanos.
Em 2017, a Alphabet Inc.’s Waymo registrou três acidentes com seus veículos de testes. Os carros envolvidos foram as minivans Chrysler Pacifica, parte de uma frota de 600 unidades.