Um carro-bomba do Estado Islâmico matou mais de 50 pessoas nesta sexta-feira (24) em um vilarejo sírio controlado por rebeldes, disse uma agência de monitoramento da guerra, um dia após o grupo jihadista ter sido expulso de seu último reduto na área.
A explosão no vilarejo de Sousian atingiu um posto de controle controlado por rebeldes lutando sob o Exército Livre da Síria (FSA, na sigla em inglês).
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, uma organização de monitoramento sediada na Inglaterra, disse que mais de 50 pessoas morreram, incluindo 30 civis. Dois rebeldes contatados pela Reuters estimaram o número total de mortos em ao menos 40.
Um dos dois, um combatente da Brigada Sultan Murad perto de Al-Bab, disse: “foi feito perto de um posto de controle, mas havia muitas famílias reunidas ali que queriam retornar a al-Bab. Portanto, temos muitas mortes de civis.”
Os rebeldes apoiados pela Turquia expulsaram o Estado Islâmico da cidade da Al-Bab na quinta-feira, após semanas de batalhas nas ruas próximas a uma área onde Ankara quer estabelecer uma zona segura para civis.
O Exército turco disse nesta sexta-feira que rebeldes sírios haviam tomado controle total de Al-Bab e que o trabalho para retirar minas e material bélico que não explodiram estava sendo realizado.