Uma das alegrias da história é que, por mais que um estudioso ache que conhece um tópico, sempre há descobertas a serem feitas. Por exemplo, os acadêmicos franceses têm se concentrado recentemente em algo que foi criptografado por quase 500 anos.
Uma equipe do Laboratório Lorraine de Pesquisa em Ciência da Computação e Suas Aplicações (LORIA), no leste da França, decifrou um código que o Sacro Imperador Romano e Rei da Espanha, Carlos V, usou para criptografar uma carta em 1547.
Carlos V foi o imperador que governou o primeiro império transatlântico (grande parte da Europa Ocidental e uma fatia das Américas) e seu reinado durou mais de 40 anos.
A primeira metade do século XVI foi um período das chamadas ‘guerras italianas’. Em 1547, o governante da França, Francisco I – com quem Carlos V assinou o tratado de paz de Crépy em 1544 – morreu. Outros conflitos logo apareceriam.
A carta que Carlos V escreveu ao seu embaixador Jean de Saint-Mauris foi fortemente criptografada: palavras inteiras foram substituídas por um único símbolo, símbolos que não significavam nada foram usados e algumas vogais que vinham após consoantes foram substituídas por sinais, deixando a letra incompreensível, exceto pela assinatura de Charles V.
Cecile Pierrot, uma criptógrafa de LORIA, soube da existência da carta pela primeira vez na biblioteca Stanislas em Nancy em 2019 e, depois de muita pesquisa, conseguiu vê-la com seus próprios olhos em 2021.
A equipe levou seis meses de trabalho meticuloso apoiado por computadores, mas finalmente Pierrot encontrou “famílias distintas” de cerca de 120 símbolos. Outra carta de Jean de Saint-Mauris, onde o destinatário havia rabiscado uma forma de código de transcrição na margem, também ajudou. Depois disso, a equipe entendeu uma frase da carta e, em seguida, o código foi decifrado com a ajuda da historiadora Camille Desenclos.
“Houve um verdadeiro avanço que aconteceu um dia, onde de repente tivemos a hipótese certa”, disse Desenclos.”(Era) raro um historiador conseguir ler uma carta que ninguém conseguia ler há cinco séculos.”
A carta revelou o medo de Carlos V de um suposto plano de assassinato contra ele que estava sendo planejado na época na França.
Os pesquisadores agora esperam identificar outras cartas do imperador “para ter uma visão instantânea da estratégia de Carlos V na Europa” e “é provável que façamos muitas outras descobertas nos próximos anos”, disse o historiador.