Um casal norueguês de Øverås em Vestnes, em Møre e Romsdal County, Noruega, encontrou uma espada viking enquanto arando um campo de batata. De acordo com Kai Grønningsæter e sua esposa, Heidi Vike Grønningsæter, eles inicialmente pensaram que os pedaços de metal velhos e enferrujados eram os restos de um arado.
Posteriormente, Kai argumentou que os pedaços pareciam formar uma espada, mas sua esposa discordou. Por fim, eles embrulharam as peças em uma toalha e as armazenaram na garagem. Depois de um tempo, para resolver a disputa de uma vez por todas, o casal decidiu entrar em contato com o conservador do condado Bjørn Ringstad em Møre e Romsdal County Municipality.
Para sua surpresa, o conservador do condado não demorou muito para determinar que as peças enferrujadas de fato formavam uma espada viking. “Esta é uma faca de dois gumes entre os séculos VIII e IX”, disse Ringstad ao jornal Viking Herald, depois de avaliar a forma e o punho. Por sua própria admissão, ele o identificou pelo cabo, que é típico das espadas daquele período.
As duas peças estavam penduradas juntas, mas depois se partiram em duas. Embora ambas as partes estejam ricamente cobertas de ferrugem, a forma de uma espada é clara. “Não está muito bem preservada, mas é uma espada viking”, acrescentou Ringstad.
Encontrar espadas não é uma ocorrência comum nesta parte do país. Durante todo o seu tempo no Conselho do Condado, Ringstad viu apenas duas dessas espadas. Uma delas ele mesmo escavou na década de 1990.
Segundo ele, a descoberta significa que mais artefatos podem estar nas proximidades. Há uma colina perto do campo de batata, e os arqueólogos se perguntam se poderia ser um túmulo.
“A maioria das espadas foi encontrada em conexão com um túmulo. Se você encontrar uma espada, poderá encontrar todo o conjunto de armas com machados, lanças, flechas e ferramentas com as quais a pessoa morta foi enterrada”, explicou Ringstad.