Curta nossa página


Nome sujo

Casal não está nem aí para o que o companheiro deve

Publicado

Autor/Imagem:


Malena Oliveira

Uma pesquisa da Boa Vista SCPC revelou que, apesar de os brasileiros considerarem importante conhecer a situação financeira de seu companheiro ou companheira, mais da metade não tem interesse em saber se o parceiro tem ou não o CPF negativado.

A consulta feita a 1,9 mil pessoas de todo o País mostrou que 56% dos respondentes demonstram interesse em saber sobre a pontuação de crédito do parceiro, o chamado score. No entanto, 44% não têm interesse pela pontuação de seu par, descartando, assim, a chance de saber se há alguma pendência financeira em seu nome.

A pesquisa também revelou que, entre os casados ou em união estável, 33% não poupam para alcançar objetivos em comum. Ou seja, esse comportamento é visto em uma em cada três pessoas em um relacionamento sério. Entre os que namoram, apenas 45% dizem poupar com seu parceiro para atingir metas compartilhadas.

O score é um cálculo feito por birôs de crédito, como a própria Boa Vista SCPC, para indicar a probabilidade de um pessoa deixar de honrar compromissos financeiros. Para isso, esse cálculo leva em conta não só a renda do consumidor (quanto mais baixa, maior a chance de calote), mas também o histórico de dívidas não pagas, o chamado cadastro negativo. Essa pontuação pode variar entre um birô e outro, mas geralmente o resultado do cálculo é próximo.

Cada consumidor tem acesso gratuito ao seu próprio score nesses birôs. Logo, somente o parceiro pode revelar sua própria situação financeira junto a essas empresas.

“Para ter um score adequado, que apresente uma boa pontuação, a Boa Vista orienta o consumidor a manter a vida financeira organizada, evitando pagar contas com atraso e, principalmente, ficar com o nome negativado”, diz Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.