Cataratas do Iguaçu tem recorde histórico com as chuvas fortes no Paraná
Publicado
emO Parque Nacional do Iguaçu informou nesta segunda-feira um recorde histórico de vazão de água das Cataratas do Iguaçu. Segundo o parque, o volume de 46 milhões de litros por segundo é o maior já visto pelo homem, superando a marca registrada em 1983, quando as cataratas atingiram 35 milhões de litros por segundo.
A vazão normal, segundo a administração do parque, é de 1,5 milhão de litros por segundo.
A vazão recorde fez também com que a Usina de Itaipu abrisse duas calhas de uma das comportas, provocando a vazão de 9.641 litros por segundo. De acordo com a usina, esse tipo de ação não é muito comum e ocorreu pela última vez há cerca de um ano.
A chuva forte que atinge o Paraná desde o fim da semana passada deixou nove mortos e afetou 55.659 pessoas em todo o estado, segundo o último boletim divulgado nesta segunda-feira pela Defesa Civil Estadual. As enxurradas e alagamentos deixaram 7.530 pessoas desalojadas, 2.436 desabrigadas e 2.286 estão em abrigos. Mais de 6,3 mil residências foram danificadas.
De acordo com a Defesa Civil estadual, 77 cidades estão em situação de emergência. A região central do Estado é a mais prejudicada, principalmente os municípios de Guarapuava, Irati e Rebouças.