Cerca de 200 cavaleiros, que seguem em cavalgada para a Festa do Divino de Planaltina, se reuniram na Fazenda São Felipe, em Água Fria (GO), para o início dos rituais do festejo católico.
Eles chegaram ao local no domingo (13) para a Folia da Roça. Na manhã desta segunda (14), o grupo participou de uma missa no estilo sertanejo, com rimas e berrante, e celebrou a data com café da manhã. Depois seguiram em direção a Planaltina.
Pela programação, os cavaleiros chegam à região no sábado (19), quando ocorrerá a tradicional festa. Durante o percurso, eles se hospedam em fazendas que ficam no caminho. Católico, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou das cerimônias desta manhã.
Considerada patrimônio cultural imaterial do DF pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013, a Festa do Divino recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa.
Segundo a Administração Regional de Planaltina, esta é a segunda maior celebração local da Igreja Católica — atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha.