CEB dá dicas de como economizar com o fim do horário de verão
Publicado
em
Apesar do horário de verão ter acabado neste final de semana, manter hábitos que permitam ao consumidor continuar economizando energia é uma recomendação da Companhia Energética de Brasília (CEB). Durante os 126 dias em que os relógios estiveram 1 hora adiantados, o Distrito Federal reduziu 4% (48 megawatts), em consumo durante o horário de pico, entre 18 e 21 horas.
A economia equivale ao que seria gasto em uma região do tamanho do Guará nesse período de maior consumo de energia. Em relação ao Brasil, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no mesmo período, houve redução 4,5% (ou 2.477 megawatts) da demanda de energia.
A CEB dá algumas orientações que podem ajudar na economia, como aproveitar o máximo de luz do dia; pintar as paredes com cores claras; abrir portas e janelas para iluminar o ambiente; desligar aparelhos que não estiver usando no momento; verificar sempre a borracha de vedação da porta de geladeiras e freezers; secador e chapinha de cabelo com consomem muita energia, utilizar com moderação.
