A presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT), chamou na tarde desta terça-feira (29) uma reunião extraordinária para votar os requerimentos de convocação do secretário de Estado de Administração Pública, Wilmar Lacerda e do presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, Alberto Castilho de Siqueira, para prestarem esclarecimentos sobre assuntos de interesse dos metroviários.
Celina comentou as declarações dadas por Wilmar Lacerda à imprensa e as rebateu o secretário. Wilmar se negou a atender a um convite dos deputados distritais, porque, segundo ele, “a Câmara Legislativa tem que discutir leis e não os problemas do Metrô”.
A deputada oposicionista não deixou por menos. E cutucou o secretário com aspereza.
– Ele (Wilmar Lacerda) devia ter se informado melhor sobre o Regimento Interno da Câmara Legislativa e a Lei Orgânica. As funções do parlamentar são legislar, representar e fiscalizar e eu não abro mão de nenhuma das minhas prerrogativas. Como eles não atenderam ao nosso convite vamos convocá-los. Os problemas do Metrô atingem não só a categoria, mas toda a população que usa o meio de transporte e nós precisamos de esclarecimentos que são urgentes, disse Celina.
Na avaliação da representante pedetista, a oitiva é necessária para que não paire nenhuma dúvida quanto aos atos praticados pelo Governo do DF, com relação às denúncias proferidas na Audiência Pública realizada na última sexta-feira (25). As denuncias dão conta do sucateamento do Metrô, da falta de manutenção adequada nos trens, da falta de comunicação via rádio e das precárias condições de trabalho enfrentadas pelos servidores.
Além das convocações, Celina também fez vários requerimentos de informação, dentre eles a cópia do contrato de manutenção do Metrô-DF.