Não há dúvidas de que as celulites são os problemas estéticos que mais preocupam as mulheres. Além de mudar a cor e a textura da pele, indica que o percentual de gordura do corpo não está dentro dos conformes. Porém, há um tipo específico de celulite que atinge os olhos e, muito além dos incômodos relacionados à forma física, pode ocasionar uma série de problemas oculares.
“A celulite que se dá nos olhos é diferente da que a gente costuma ver nas outras partes do corpo. Este é um tipo infeccioso que deve ser tratado com urgência, pois a infecção pode espalhar e levar a meningite e, até mesmo, a perda de visão”, afirma Rodrigo Durães, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília.
Este problema pode ocorrer de duas formas. “As mais comuns e mais fáceis de tratar são as externas (pré-septais), que se manifestam na região das pálpebras. Mas também há as orbitárias, que ocorrem na parte interna das órbitas – cavidade do esqueleto onde estão inseridos o bulbo do olho e o aparelho lacrimal. Esta segunda é mais grave. A doença pode ser desencadeada por sinusite, traumas oculares e até mesmo problemas mais superficiais, como pelos encravados e picadas de insetos na região das pálpebras” esclarece o especialista.
Rodrigo Durães ressalta que inchaço e vermelhidão nas pálpebras podem ser sinais deste problema. “Além disto, baixa na visão e dor ao movimentar os olhos também podem indicar que algo não está bem. Dentre estes, o último é o mais preocupante, pois é sinal de que a infecção vem de dentro da órbita ”, observa. O tratamento da patologia baseia-se em antibióticos. Se o paciente for diagnosticado com celulite infecciosa orbitária, será encaminhado à internação e receberá a medicação intravenosa (na veia).
“Ele permanecerá no hospital até ter um quadro significativo de melhoras. Depois receberá alta e continuará o tratamento em casa, tomando antibióticos via oral, assim como faria o paciente que apresenta a pré-septal”, explica Durães. De acordo com ele, o tratamento dura de sete a 14 dias.
Por fim, o médico alerta que crianças e idosos devem ter atenção redobrada com esta doença. “Este grupo de pessoas costuma apresentar o problema com mais gravidade, já que, em geral, têm imunidade baixa. Por isso, caso manifestem qualquer sintoma de celulite infecciosa, devem procurar ajuda médica imediatamente, principalmente se sentem algum desconforto em volta dos olhos ”, conclui o oftalmologista.