O Centro de Saúde n° 2 do Recanto das Emas contará, a partir de março, com um programa de combate à obesidade infantil. A novidade, que surgiu a pedido de pais e da mobilização de funcionários da unidade, atenderá crianças de 2 a 12 anos, divididas em quatro grupos, cada um com 25 vagas. O tratamento terá duração de seis meses, com encontros mensais para avaliação. Depois desse período, as crianças voltarão ao centro a cada dois meses, para acompanhamento.
Abertos a moradores de qualquer cidade, os grupos são definidos por faixa etária e terão dinâmicas diferentes, de acordo com a idade de cada um. “Nós abrimos as inscrições no fim do ano passado e muita gente já se inscreveu. Os casos preocupantes que procurarem o serviço do programa não ficarão sem atendimento”, garantiu o coordenador de Práticas Integrativas em Saúde e Doenças da Secretaria de Saúde e um dos mentores do programa, Natal da Silva.
As inscrições devem ser feitas na Sala da Criança, no Centro de Saúde n° 2 do Recanto das Emas. Quem não conseguir vaga agora pode deixar o nome na lista de espera para participar da próxima edição do programa.
O atendimento às crianças será feito, a princípio, por quatro funcionários especializados do centro de saúde — uma pediatra, uma enfermeira, uma nutricionista e um profissional de educação física. Os pacientes terão acompanhamento médico, plano alimentar e série de atividades individual.
A iniciativa, que está em busca de novas parcerias, ainda contará com apoio de escolinhas de esporte, do centro olímpico da região e de estudantes de universidades do DF. Há três anos, o Centro de Saúde n° 2 já promove o Programa de Obesidade para adultos e atendeu 276 pacientes. Na última edição, um dos participantes chegou a perder 23 quilos.
Mariana Damaceno, Agência Brasília