O Centro Histórico da Capital paraibana foi um dos temas debatidos entre os parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (5).
A necessidade de intensificação na segurança pública, assim como o incentivo ao comércio e habitação na região, assim como melhorias na infraestrutura do Centro Histórico, a exemplo da instalação de banheiros públicos, foram tópicos abordados para promover o desenvolvimento da região e do turismo da cidade.
Foi sugerido ainda que haja uma parceria público-privada para a administração do Pavilhão do Chá, em que uma empresa possa gerir um comércio no local, a exemplo de um restaurante, e movimentar tanto a economia, quanto a região, além de preservar o patrimônio histórico.
O constante relato de assaltos e furtos em diversos bairros da Capital também foi citado. Com isso, foi solicitado ao Governo do Estado intensificação das rondas policiais, no sentido de aumentar a sensação de segurança nas ruas. A importância de substituir toda a iluminação pública da cidade pela de LED para auxiliar na segurança pública também foi mencionada.
A melhoria da infraestrutura do bairro Valentina de Figueiredo, com o constante recapeamento asfáltico das ruas, foi ressaltada. A cobrança de energia pela média ou por estimativa de consumo também foi criticada durante a sessão.
Direito de acesso às comunidades
Durante a sessão, ainda houve a reivindicação de se debater a violência na cidade no tocante à impossibilidade dos vereadores acessarem as comunidades para conversarem com os moradores. Os parlamentares alegam que não estão conseguindo exercer esse direito devido à imposição do crime organizado.