Curta nossa página


Os balões

Céu de Brasília ganha um presente multicolorido

Publicado

Autor/Imagem:
Jak Spies/Via Agência Brasília - Foto Divulgação

Para quem nunca viu um balão de perto, chegou a oportunidade. A Esplanada dos Ministérios recebe até domingo (2), o Circuito Cultural de Balonismo: Cultura, céu, sol e cerrado, evento que abre o mês de aniversário da cidade. A entrada será gratuita e contará com shows, feiras de artesanato, espetáculos de balões e apresentação noturna de luzes (Night Glow).

O projeto é fruto de uma parceria do GDF com a organização da sociedade civil Associação Luta pela Vida. O objetivo é fomentar a economia criativa e incentivar atividades diversas, atrativas e turísticas para o Distrito Federal e o Entorno. O evento recebeu investimento de R$ 499.978,00 e, segundo os organizadores, há previsão de gerar 300 empregos diretos e 100 indiretos.

Para Liana Souza, que veio da Bahia visitar a família em Brasília, a atração já começou cedo. Assim que soube do evento, foi ver os balões no ar. A caráter, usando uma calça com estampa de balões, a contadora fala animada do movimento na Esplanada. “Eu achei muito lindo, nunca tinha visto um balão de perto, só vejo pela TV. Ainda mais com esse nascer do sol em Brasília, pronto, casou perfeitamente. São balões lindos, a vontade que a gente tem é de voar, né?”, comenta Liana.

O piloto Johnny Alvarez, mais conhecido como “Johnny do Balão”, é presidente da Confederação Brasileira de Balonismo. Ele destaca o que faz de Brasília um lugar ideal para praticar o balonismo como esporte.

“Nessa época do ano, entre a primavera e o verão, o clima de Brasília fica perfeito para a prática do balonismo. Pelo fato de ser planície, tem as condições certas de climatologia e relevo. A sensação de voar em Brasília é que você não precisa ir tão alto pra ver toda a topografia da cidade, por ser muito plana você consegue ver muito longe com pouca altura. E ainda tem as edificações, Oscar Niemeyer, essas coisas. É quase um romance lá em cima voando”, ressalta Johnny.

Rômulo Gonsalves é diretor do Projeto Circuito Cultural Balonismo. Ele comentou sobre a realização do evento e destacou a importância do apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

“Tem tudo a ver com a Esplanada dos Ministérios, o céu de Brasília é incomparável. Então apresentamos o projeto para a Secretaria de Cultura e fomos muito bem recebidos pelo secretário, que abraçou a ideia. O balonismo também é um exemplo da economia criativa, porque o pessoal se diverte trabalhando. Nossa expectativa é trazer uma amostra do que é o balonismo para Brasília, para no futuro fazer outro evento maior, com mais balões para que mais pessoas possam aproveitar desse voo”.

Bruno Dias, piloto de balão por hobby e morador da capital, faz um convite para quem quiser apreciar o evento neste fim de semana.

“Brasília tem o céu mais bonito do Brasil. Sou bem suspeito pra falar disso, mas sendo brasiliense e tendo a oportunidade de estar em um evento como esse, a ideia é trazer o balonismo para que o público tenha acesso, colorir o céu de Brasília. A cidade merece um evento desse, merece ter contato com um esporte tão bacana. Essa é uma bela oportunidade, há muito tempo a gente não tem o balão, principalmente aqui na Esplanada, que é um local incrível. Vale a pena trazer a família, amigos, convidar todos. Só o fato de estar próximo do balão e entender como funciona a flutuabilidade já é uma experiência que com certeza marca a vida da pessoa”.

O evento teve início nesta sexta-feira, às 15h, com programação infantil, feiras de artesanato e de alimentação, com food trucks que funcionarão até as 22h. Cinco balões realizarão a subida e ficarão posicionados sobre a Esplanada dos Ministérios, a poucos metros do chão. O show de luzes dos veículos, intitulado Night Glow, começa às 19h30, com apresentações musicais depois. A programação completa também está disponível no site e no instagram do Circuito Cultural de Balonismo.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.