Rotina de 3 xícaras
Chá retarda o envelhecimento e aponta para fonte da juventude
Publicado
emMudanças no estilo de vida podem retardar o envelhecimento e prevenir doenças relacionadas, mas parece que beber chá também pode ajudar. Ao menos três xícaras regularmente podem virar uma ‘fonte da juventude’, segundo estudo publicado no The Lancet.
A pesquisa coube a cientistas da Universidade de Sichuan, na China. Foi descoberto que certos compostos químicos chamados polifenóis presentes no chá contribuem para o efeito rejuvenescedor.
Os cientistas examinaram dados de cerca de 8 mil pessoas na China com idades entre 30 e 79 anos e cerca de 6 mil voluntários da Grã-Bretanha com idades entre 37 e 73 anos.
A equipe do estudo também mediu a pressão arterial, os níveis de colesterol e o percentual de gordura corporal dos participantes. Eles usaram esses detalhes para avaliar a idade aparente dos entrevistados.
Os pesquisadores descobriram que indivíduos que bebem chá regularmente tendem a experimentar um processo de envelhecimento biológico mais lento. O fenômeno foi atribuído aos polifenóis, um composto especial de origem vegetal presente no chá. Os polifenóis são reconhecidos pela sua capacidade de combater o envelhecimento, reduzindo a inflamação e possuindo efeitos desintoxicantes.
No entanto, os investigadores salientaram que o seu estudo foi observacional e não conseguiu confirmar se o consumo de chá estava diretamente ligado ao envelhecimento mais lento. Ao mesmo tempo, observaram que os participantes que pararam de beber chá pareciam envelhecer mais rapidamente.
O estudo não investigou se certas variedades de chá eram mais eficazes no retardamento do envelhecimento do que outras, não encontrando diferenças significativas entre os consumidores de chá na China e no Reino Unido. A temperatura do chá também não teve efeito, e os pesquisadores não perguntaram sobre o tamanho das xícaras utilizadas.