Ibaneis sobre ex-favelas
‘Chegou a hora de dar dignidade ao povo’
Publicado
emO governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou o Projeto de Lei n° 350/2019 que cria a 32ª região administrativa do Distrito Federal – Sol Nascente/Pôr do Sol. O PL vai beneficiar 87.746 mil moradores da cidade (veja mais no vídeo abaixo).
O chefe do Executivo local assinou o documento durante o programa Câmara Mais Perto de Você, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que realiza sessões legislativas itinerantes. A de hoje (14) foi no Sol Nascente.
Demanda antiga da população, a proposta foi aprovada por 21 deputados distritais nessa terça (13) em primeiro e segundo turnos. O objetivo principal do governo, ao criar a região, é melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
Ibaneis Rocha destacou que a sanção da lei não soluciona os problemas locais, mas, sim, as ações que o governo pretende fazer. “Todos diziam que era a maior favela horizontal da América Latina. Estamos dando dignidade à população. Vamos dar saúde, educação, segurança e, principalmente, a regularização, para acabar com as invasões. Os moradores ganharam representatividade e voz”, declarou.
O governador assegurou que, com a criação da região administrativa, haverá economia para o Estado. “Vamos racionalizar recurso e conseguir investir melhor e, se for para ter despesa para atender o povo carente, pode ter certeza que vou fazer. Quero dar, aqui, o desenvolvimento que todas as regiões do DF merecem”.
O vice-governador Paco Britto, também presente à solenidade, recebeu do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, reivindicações dos moradores e adiantou que fará uma reunião com órgãos do governo para tratar das demandas da população.
Ibaneis Rocha anunciou Goudim Carneiro como administrador da região e a construção da administração no local dentro de dois anos.
Maranhense, o administrador mora no Sol Nascente há 26 anos. Ele sempre esteve envolvido com lideranças comunitárias e movimentos sociais, defendendo a participação popular nas decisões.
Também estiveram presentes na sessão o secretário das Cidades, Gustavo Aires, da Juventude, Léo Bijos, da Fazenda, André Clemente, da Saúde, Osnei Okumoto, de Governo, José Humberto, de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras, de Esportes, Leandro Cruz; da Mulher, Ericka Filippelli, adjunto da Casa Civil, Marcelo Martins e o de Articulações Políticas, Bispo Renato Andrade.
Próximos passos
De acordo com a lei, alguns funcionários da administração regional de Ceilândia serão remanejados para o novo órgão. Segundo a norma, Ceilândia prestará o apoio necessário para a região.
Ibaneis Rocha também pediu aos órgãos agilidade nas obras. “Estamos fazendo os aditivos qualificados porque os projetos estavam malfeitos e mal executados. Também vamos acelerar a construção da rede hospitalar com a UBS e trazer uma UPA”, ressaltou.