Escolher a nova cor de cabelos às vezes é mais difícil que o próprio corte. E, no inverno, as mulheres optam por escurecer os fios.
Re Teixeira, hairstylist do Studio Tez Spa do Cabelo, explica como passar pelo processo deixando os cabelos castanhos sem desbotá-los ou com um ar artificial.
Veja as dicas a seguir, compartilhadas com a Marie Claire:
Como fazer um castanho parecer natural?
Indico que a pessoa escolha a cor desejada e então invisto em mechas tom sobre tom. Por exemplo, se o tom é castanho natural, você dá uma leve queimada na cor para dar aquele efeito mais natural. Porque mesmo o cabelo natural, ele não é 100% a mesma cor da raiz e pontas. Então, para atingir a naturalidade e passar sem parecer que pinta o cabelo, nunca deve usar um tom só nessa coloração. O ideal é dar uma trabalhada no comprimento do cabelo com uma cor um tom ou meio tom mais claro para alcançar esse resultado.
Como escolher a melhor tonalidade de castanho?
Uma coisa muito importante é o profissional analisar, abrir bem o cabelo da cliente para identificar realmente a cor do cabelo natural e fazer com que essa mistura que não vá para o vermelho.
Qual o teste que faz com a cor da pele?
A melhor forma é sempre olhar o tom da sobrancelha porque ela revela a cor verdadeira do seu cabelo.
O castanho danifica menos o cabelo do que o loiro, por exemplo?
Estraga menos porque o loiro é mais processado e passa por um procedimento de descoloração muito agressivo, além de precisar de mais cuidado, mais hidratação, já que acaba ficando mais poroso e danificado. O castanho não. Ele devolve pigmento aos fios, ao contrário do loiro que age no interior do cabelo, fazendo o clareamento. E o castanho não resseca tanto. Para quem quer mudar e não quer clarear o cabelo porque tem medo de ressecar, o castanho é uma boa opção porque você consegue deixar os fios em tom natural e não danificar tanto. Hoje, a tecnologia cosmética está muito avançada então há ótimos produtos no mercado.
Como manter o castanho sem desbotar?
O primeiro passo é usar um xampu de boa qualidade, hidratar sempre o cabelo. Quando for escovar os fios, não abrir mão de um protetor térmico porque secador, babyliss e chapinha em excesso podem alterar a cor do cabelo provocando assim o desbotamento. Quem se expõe muito ao sol deve usar protetor solar, isso ajuda muito a manter a cor do cabelo.