Notibras

Chegou a hora da fogueira, é noite de São João e folguedo

Organizar uma festa junina dá um bocado de trabalho. Independentemente do tamanho, seja para 10, 20 ou mais de 50 pessoas, alguns pontos são comuns para o sucesso. O primeiro passo é definir o formato. Quem serão os participantes: os alunos da escola, o pessoal do clube, da paróquia, do bairro ou de seu prédio?

Definido o público, é preciso estimar quantas pessoas você espera receber. 10, 20, 50, 250, 1000? Sua festa irá acontecer em um único dia ou em vários? Vai cobrar entrada ou será entrada gratuita?

Responder a todas essas perguntas é imprescindível para que você possa elaborar um planejamento, definir o orçamento e o tamanho da equipe que será necessária para trabalhar na realização do evento.

Escolha uma data e lugar
Defina o local em que pretende realizar a sua festa. Escola, clube, faculdade, paróquia, na rua, praça, quadra, em seu prédio ou salão de festas? Em relação a escolha das datas, vale levar em consideração os dias em que são comemorados os santos juninos: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Caso sua festa não seja dedicada a nenhum deles, vale tentar selecionar uma das datas comemorativas. Em 2017, as datas dos santos caem em uma terça-feira, sábado e quinta-feira, respectivamente. Entretanto, nada impede que você agende uma festa dedicada a São Pedro no fim de semana dos dias 24 e 25, por exemplo. Defina também se sua festa será diurna ou noturna. Com data e horários definidos, você poderá ir até o local selecionado e reservar o espaço para o seu evento. Caso seja um espaço público, procure a prefeitura ou as autoridades responsáveis para obter as autorizações e licenças.

Divulgação
A divulgação de uma festa junina deve aliar um mix de ações offline e online. Caso seu público tenha um forte senso de comunidade presencial, aposte inicialmente na comunicação direta com o grupo e na utilização de meios tradicionais, como cartazes, banners, flyers, rádio etc. Já para outros grupos, o ideal é apostar nas redes sociais, convites via email marketing, compartilhamento social, uso de hashtags etc. Invista também na produção de conteúdo (blog posts, vídeos, fotos, convites etc.) e estimule o compartilhamento entre o seu público.

Venda ingressos online
Para vender os ingressos de sua festa junina, você pode utilizar uma plataforma online de gerenciamento de eventos. Entre os benefícios desse modelo está a possibilidade de criar um hotsite para sua festa gratuitamente; oferecer ingressos e inscrições gratuitos ou pagos; utilizar um aplicativo para fazer o check-in dos participantes e muito mais. Caso seu evento seja grátis, o principal retorno que você terá ao oferecer um sistema de inscrições gratuitos é a geração de uma base de dados para você se relacionar posteriormente e também para trabalhar na divulgação de edições futuras.

Decoração e brincadeiras
Grande parte da diversão de uma Festa Junina depende da ambientação do espaço e das brincadeiras ofertadas. Por isso, capriche na distribuição das bandeirinhas, dos balões ilustrativos, plantas ornamentais e cogite até uma fogueira, caso sua festa seja feita em área externa, ampla e em contato direto com o solo. Entre as brincadeiras que você pode oferecer em sua festa junina estão cadeia, correio elegante, barraca de pescaria, tiro ao alvo, argolas, pau de sebo, corrida do saco, corrida do ovo na colher, derruba latas e bingo. Outro ponto também é a sinalização de sua festa. Distribua cartazes por todo o espaço para informar onde ficam os bares, caixas, banheiros, barracas para brincadeiras, saídas de emergência etc.

Quadrilha
A quadrilha é o momento mágico e mais divertido de uma festa junina e, se possível, sua festa definitivamente deveria ter uma.

Comidas e bebidas
Veja algumas guloseimas que você pode oferecer em sua festa junina: pipoca, amendoim, cachorro-quente, bolo de milho, de fubá e chocolate, pastel, milho, canudinho, paçoca, pé de moleque, vinho quente, quentão, refrigerantes e água, e cerveja.

Vestimentas e fantasias
De nada adianta você produzir uma super festa se os participantes não estiverem vestidos a caráter. O look de uma festa junina prima pela moda caipira do Brasil. Portanto, invista para parecer tradicional e engraçado. Os meninos podem apostar em camisas xadrez, chapéu de palha, calça com remendos, bigode real ou pintado e bota. Já as meninas podem usar vestido rodado colorido, chapéu, tranças, sandálias e maquiagem de sardinhas. Vale também diversificar e se fantasiar de personagens tradicionais, como o padre, o pai da noiva, madrinhas e padrinhos e o delegado.

Sair da versão mobile