Um novo sistema de air bag para motociclistas, atualmente utilizado por pilotos da Moto GP, chegou ao Brasil. Apresentado pela Star Racer, representante da Alpinestar no País, o Tech-Air é um colete com sensores eletrônicos capazes de acionar o equipamento antes do primeiro impacto em uma colisão, protegendo o torso do condutor. O produto estará disponível no mercado a partir de junho por R$ 5.699.
Assim que detecta o choque, o sistema é ativado em 25 milésimos de segundos. Como parâmetro, a empresa destacou que o movimento de um piscar de olhos leva entre 100 e 400 milésimos de segundos. Quando acionado, o equipamento cobre costas, clavículas, peitoral, abdômen e rins do motociclista.
São duas versões, a Race e a Street. Como sugerem os nomes em inglês, uma é destinada para a pista e a outra para as ruas.
Na primeira, o equipamento pode ser acionado duas vezes antes de ser substituído. Com isso, o tempo de cada disparo é de 45 milésimos de segundos. Segundo a Star Racer, esta versão protege o corpo da mesma forma antes do primeiro impacto, apesar de utilizar apenas um dos dois cilindros que possui para inflar o air bag.
Já a Tech-Air Street precisa ter o air bag trocado após o primeiro disparo (com o tempo de 25 milésimos de segundos). Nesse caso, os dois cilindros são acionados de uma vez.
O equipamento utiliza bateria de íons de lítio e tem autonomia de 25 horas, com carregamento feito via cabo Micro USB. O visor de LED, localizado na manga do colete, indica se o sistema está ativo e o nível de carga de bateria. Segundo a Star Racer, uma revisão geral do equipamento deverá ser feita a cada dois anos.