A China está deslocando pela primeira vez um porta-aviões pelas águas do Oceano Pacífico para um exercício militar, segundo informou o ministério da Defesa.
A imprensa estatal chinesa informou neste domingo que é a primeira vez que o navio Liaoning, que foi trazido para a marinha chinesa em 2012, está se deslocando por “águas marítimas distantes”.
O comunicado oficial afirma que o porta-aviões e outras embarcações partiram no sábado para treinamentos na região conhecida como Ásia-Pacífico, que inclui a Oceania e partes da Ásia, mas não deu detalhes da localização.
O exercício ocorre em um momento de tensão entre a China e os Estados Unidos em razão de questões relacionadas a Taiwan, ilha sobre a qual Pequim reclama domínio.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu um telefonema da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, lhe dando os parabéns pelas eleições, o que marcou a primeira vez que um presidente norte-americano ou um presidente eleito falou publicamente com um líder de Taiwan desde 1979. Trump mais tarde incomodou Pequim ao dizer que poderia reavaliar a política dos Estados Unidos em relação a Taiwan.
A China ainda apreendeu um drone de pesquisa submarina dos Estados Unidos no dia 16 de dezembro numa ação que foi vista por analistas como um alerta para Trump.