Curta nossa página


Máquinas mortíferas

China desenvolve novas superarmas em área secreta

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

Uma grande, remota e misteriosa área de terra na China gerou novas especulações de que Pequim pode ter instalado seu equivalente à “Área 51” americana, onde está trabalhando no desenvolvimento de aeronaves militares não tripuladas .

A ‘Área 51’ original é uma instalação classificada da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) localizada dentro do Campo de Teste e Treinamento de Nevada e comumente considerada para apoiar o desenvolvimento e teste de aeronaves experimentais e sistemas de armas.

A coleção de fotos de Zeifman da Faixa de Teste e Treinamento de Nevada também inclui uma imagem que captura a parte sul da Área 51.

A zona de guerra citada obteve imagens de satélite do Planet Labs datadas de 1º de junho, mostrando ostensivamente a base de testes secreta da China perto de Malan, na província de Xinjiang. A instalação de testes nucleares de Lop Nur foi estabelecida em 1959, com cerca de 45 testes nucleares supostamente conduzidos neste deserto antes de encerrar as operações em 1996.

A agência afirma ter visto uma série de protótipos de drones da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo, com um caça J-16 Flanker tripulado na pista. Embora as exibições de aeronaves não tripuladas no local não sejam novas, foi a mistura de aeronaves não tripuladas com aeronaves tripuladas l que chamou a atenção de quem examinava as imagens.

“À primeira vista, pensamos que poderia ser um derivado do Flanker não tripulado ou opcionalmente tripulado que está sendo testado, ou algo relacionado à formação de equipes aéreas de aeronaves tripuladas e não tripuladas”, escreveu Tyler Rogoway do The Warzone.

A publicação sugeriu que um programa de infusão de IA pode estar em andamento. Outros países têm buscado ativamente tais programas. No caso da Austrália, seu projeto de drones Loyal Wingman é um exemplo disso. Os grandes drones controlados por IA são projetados para voar em conjunto com um F-35 Stealth Fighter.

Um projeto semelhante “Skyborg” está sendo desenvolvido pelos EUA, diz o outlet. Acredita-se que Pequim chame seu projeto de “Vitória da Inteligência”.

Cerca de 200 km a sudeste de Lop Nur está uma instalação ainda mais incomum passando por grandes obras de expansão, cujos primeiros sinais foram relatados em 2016. As três pistas de 5 km de comprimento estão dispostas em uma formação triangular, de acordo com imagens de satélite fornecidas pela empresa comercial Maxar para NPR.

Os especialistas acreditam que este foi o local de pouso do primeiro vôo de um avião espacial não tripulado da China, em setembro do ano passado. A espaçonave – montada em um foguete Longa Marcha 2F – foi lançada do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no norte da China, em 4 de setembro e retornou à Terra após dois dias em órbita.

Fotos de satélite da Maxar parecem testemunhar uma extensa expansão de seu hangar e instalações de serviço em andamento.

Andreas Rupprecht, um autor alemão e especialista em aviação chinesa, tuitou sobre um possível teste do J-16 com o algoritmo AI “Intelligence Victory” da China em março passado.

A aeronave supostamente avistada em Malan poderia fazer parte do programa de desenvolvimento de combate aéreo não tripulado da China, supõe a saída. Não houve nenhum comentário oficial de Pequim sobre as especulações.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.