Notibras

China parabeniza Biden e Mourão vê vitória certa

O Ministério das Relações Exteriores da China parabenizou nesta sexta-feira (13) o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente eleita do país, Kamala Harris, pela vitória na eleição presidencial norte-americana de 3 de novembro, cujo resultado o atual presidente dos EUA, Donald Trump, se recusa a reconhecer.

“Respeitamos a escolha do povo americano. Ampliamos as congratulações ao senhor Biden e à senhora Harris”, disse o porta-voz do ministério chinês Wang Wenbin em uma entrevista coletiva de rotina. “Entendemos que os resultado da eleição norte-americana será determinado de acordo com as leis e procedimento norte-americanos”, acrescentou.

Quase ao mesmo tempo, em entrevista à Rádio Gaúcha, o vice-presidente Hamilton Mourão – isso apesar de o governo brasileiro evitar reconhecer o resultado – afirmou que vê a vitória do democrata nas eleições norte-americanas como cada vez mais irreversível.

“Como indivíduo eu julgo que a vitória de Joe Biden está cada vez mais irreversível”, disse o vice-presidente em entrevista à Rádio Gaúcha. Mourão disse ainda acreditar que em breve o presidente Jair Bolsonaro deve cumprimentar o presidente eleito dos EUA e que não acredita em tensões entre os dois países.

Sair da versão mobile