Trazendo renminbi
Chineses estão de olho em grandes projetos do governo Ibaneis
Publicado
em
O governaor Ianeis Rocha quer ampliar as Parcerias Público-Privadas. E já tem um cliente em potencial: os chineses. Isso ficou claro em reunião nesta terça, 23, no Buriti, entre o vice-governador Pacco Brito e dirigentes da China Railway Construction Company. A ordem é abrir as portas para novos investidores.
Os chineses – parceiros de negócios no Brasil há 10 anos -, têm priorizado investimentos nas áreas de transportes e infraestrutura em geral.
O grupo chinês pode disputar, por exemplo, a construção da Smart City (cidade inteligente – com área total de mil hectares que Ibaneis pretende erguer) e a Transbrasília, que vai ligar Samambaia ao Plano Piloto.
Também estariam na mira da China Railway o trem urbano (ligando Luziânia à antiga Rodoferroviária), a expansão do metrô para a Asa Norte e a implantação do VLT.
Li Shuting, representante da CRCC, lembrou que a relação entre China e Brasil é antiga e que o potencial de Brasília é grande. “Estamos vendo o desenvolvimento e queremos participar dele. Gostei de Brasília, do ambiente da capital e da receptividade das pessoas. É um lugar com um rico potencial. Vamos estudar todos esses projetos e dar um retorno”, afirmou.
