Carolina Paiva
Nuvens carregadas voltaram a se formar sobre o Distrito Federal na tarde da quinta-feira, 26, e provocaram um pouco de chuva sobre Brasília. Não choveu forte e nem de forma generalizada, mas serviu para aliviar a secura do ar. Choveu com mais intensidade na região do aeroporto de Brasília fazendo o nível de umidade no ar aumentar de 17%, às 15 horas, para 37%, às 17 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 3,0 mm de chuva em Brasília.
O certo é que depois de enfrentar temperaturas de até 35 graus, a chuva voltou em pontos isolados do Distrito Federal. Outras áreas atingidas foram Ceilândia, no Recanto das Emas, em Samambaia, no Guará e no Sudoeste.
O que se viu no céu foi o início da mudança no tempo que vai trazer a chuva de volta . A chuva da primavera está atrasada nestas regiões e o solo e o ar ainda estão secos. Os focos de fogo ainda se alastram facilmente. Mas a tendência para os próximos dias é de mais chuva para Goiás e para o Distrito Federal. Os dias de secura e calor intensos estão chegando ao fim.
Para esta sexta-feira, 27, a previsão é de que as nuvens carregadas voltem a se formar e provoquem pancadas de chuva à tarde e à noite , principalmente em áreas do centro-sul e do oeste de Goiás. Na região norte de Goiás e o Distrito de Federal é menor, mas as pancadas de chuva podem ocorrer também, mas em poucas áreas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Brasília acumulou apenas 10,5 mm de chuva em 26 dias de outubro. Este volume de chuva representa cerca de 6% da média de chuva normal para outubro que fica em torno de 170 mm. Mesmo com a previsão de chuva para os últimos dias do mês será muito difícil uma diminuição relevante da deficiência de chuva.
Durante o fim de semana, já no sábado, 28, as condições para chuva vão aumentar por causa do deslocamento de uma frente fria sobre a Região Sudeste do Brasil. A quantidade de nuvens será maior no fim de semana e as pancadas de chuva devem ocorrer em um maior número de áreas e mais frequentes.
Esta frente fria deve chegar ao sul da Bahia no começo da próxima semana , o que vai ajudar a manter a formação de áreas de instabilidade sobre o norte de Goiás e sobre o Distrito Federal . A chuva deve continuar regular durante o mês de novembro.