Marcado por chuvas intensas neste sábado, 28, o GP da Bélgica, no domingo, 29, terá na pole position o holandês da Red Bull Max Verstappen, com a marca de 1m59s765. A Q3 foi marcada pela forte batida de Lando Norris, que paralisou a sessão por 40 minutos.
O treino teve outra surpresa: o desempenho de George Russell, que não apenas levou a Williams ao Q3 pela terceira vez em 2021, como chegou perto da primeira pole da carreira, sendo superado pelo holandês por 0s3. Lewis Hamilton, que chegou a figurar na ponta com sua Mercedes, larga em terceiro lugar ao lado de Daniel Ricciardo, da McLaren.
A chuva, que já vinha complicando o trabalho dos pilotos nos treinos livres ao longo do fim de semana, veio mais forte na classificação. Com as condições da pista, Lando Norris, um dos candidatos à briga pela ponta e que protagonizou a disputa pela liderança com Verstappen no Q1 e no Q2, bateu forte na Eau Rouge, acionando a bandeira vermelha que interrompeu a sessão por 40 minutos.
Sebastian Vettel, único representante da Aston Martin no Q3, completa as cinco primeiras colocações. A classificação também foi marcada pelo desempenho abaixo do esperado da Ferrari, que pela primeira vez desde o GP de Abu Dhabi de 2020, ficou fora da disputa pela pole; Charles Leclerc ficou em 11º, à frente de Carlos Sainz, classificado em 13º.