Notibras

Chuva impede classificação e Montoya é pole na Indy

Juan Pablo Montoya é o pole para o GP da Luisiana. Contudo, a posição de honra veio de maneira inesperada neste sábado (11): por causa de uma tempestade de raios, o treino classificatório foi cancelado no meio do grupo 2 e o grid foi definido pela classificação do campeonato. O colombiano tinha tido desempenho fraco em seu grupo e partiria do 15º lugar.
Desta forma, a segunda colocação é de Will Power, enquanto Tony Kanaan vai largar em terceiro. Helio Castroneves – que havia ido mal no grupo 1 – teve sorte com a chuva e parte do quarto posto. Simon Pagenaud é o quinto.
Após uma longa espera, os pilotos do grupo 1 foram encarar a chuva e uma pista bastante molhada no novo circuito da Luisiana.
E no primeiro grupo da classificação estavam: Simon Pagenaud, Will Power, Carlos Muñoz, Tony Kanaan, Sébastien Bourdais, James Hinchcliffe, Juan Pablo Montoya, Carlos Huertas, Helio Castroneves, Simona de Silvestro, James Jakes e Francesco Dracone.
O grupo prometia muito equilíbrio com os quatro pilotos da Penske, Kanaan e Bourdais. E começou com bastante movimentação a partir dos quatro minutos de sessão.
Muñoz saltou na frente, virando 1min41s3, seguido de pertinho por Power. Pagenaud, Kanaan, Bourdais e Castroneves eram os que completavam o top-6.
Os tempos começaram a cair com Power e Kanaan, mas despencaram quando surgiu Bourdais. O francês cravou um bom giro em 1min38s4.
Pagenaud e Kanaan vieram na sequência baixando mais um pouco o tempo. Com 3 minutos para o fim, o baiano era dono da melhor marca: 1min38s3.
No começo do minuto final do grupo 1, Jakes surpreendeu e conseguiu posicionar a sua Schmidt no sexto posto.
A sessão chegou ao fim com Bourdais ainda tomando a ponta. O francês colocou 1min38s0 como melhor marca do treino. Kanaan, Pagenaud, Muñoz, Power e um surpreendente Jakes fecharam o grupo dos seis melhores.
Castroneves não foi bem e ficou apenas no décimo posto do grupo, atrás ainda de Hinchcliffe, Montoya e Huertas. Simona e Dracone – não diga – completaram a classificação do grupo.
Contudo, Bourdais acabou punido por supostamente ter bloqueado Kanaan durante a sessão e perdeu seu melhor tempo. O francês caiu para último, colocando Hinchcliffe na segunda parte da classificação.
A argumentação de Bourdais e da KV fazia bastante sentido: Kanaan pode até ter sido atrapalhado, mas a ação não mudou nada o resultado final da sessão.
“Para estas coisas, tem de se ver o resultado. Mudou alguma coisa para Kanaan?”, reclamou Bourdais.
Sair da versão mobile