As inundações em ruas e lojas do centro do Plano Piloto depois do forte temporal que atingiu a cidade na madrugada desta quarta-feira (17) inspiraram uma crítica em rede social: a criação do evento 1ª Corrida de Bote de Salvamento de Brasília.
No convite, o músico Marcelo Seabra diz à população para “continuar jogando lixo na rua e apoiar as grandes empreiteiras”. “Vamos festejar a falta de escoamento da nossa querida capital”, escreve.
Entre as referências citadas está o caso de um comediante que ficou famoso no YouTube depois de “surfar” em uma enxurrada. Em poucas horas, quase 600 pessoas confirmaram participação no evento. A ideia foi inspirada na 1ª Corrida de Cadeira de Escritório, ocorrida neste final de semana, também nascida como brincadeira.
O protesto contra enchentes também foi a opção adotada por um grupo de moradores de Vicente Pires. Cansada de testemunhar ruas inundadas e casas alagadas toda vez que chove, a enfermeira Cíntia Ulhoa interrompeu a festa da família e emprestou a moto aquática para quatro amigos, que deram um “passeio” pelo “rio” formado na rua 10B. A região está em processo de regularização e vive registrando problemas do tipo.