Inmet
Chuva na posse de Lula vai lavar sujeira deixada por Bolsonaro
Publicado
emA previsão do tempo em Brasília para domingo (1º), dia da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, é de chuvas isoladas. Vai servir para limpar a sujeira deixada por Bolsonaro.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é muitas nuvens com pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima deve ficar em 29ºC e a mínima em 18ºC.
O roteiro da cerimônia de posse prevê o tradicional desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, mas o deslocamento vai depender das condições do tempo.
Além da cerimônia oficial, a festa da posse do novo presidente terá shows de artistas no palco montado no gramado da Esplanada dos Ministérios. As apresentações do Festival do Futuro começam às 10h.
O governo do Distrito Federal limitou em 30 mil o público que vai poder acompanhar, da Praça dos Três Poderes, o rito de passagem da faixa presidencial no Palácio do Planalto. O esquema de segurança será reforçado.
Posse
A posse está prevista para começar, às 14h20, na altura da Catedral de Brasília.
Lula deve seguir em carro aberto até o Congresso Nacional, onde terá início a cerimônia oficial de posse.
Empossados, o presidente e vice vão para o Palácio do Planalto, onde Lula fará novo discurso no parlatório para o público presente na Praça dos Três Poderes.
No início da noite, o presidente promoverá um jantar de recepção às delegações estrangeiras que compareceram à posse.