Chuva vai embora e começa a temporada de gripe e alergia. Qual a diferença das doenças?
Publicado
emAlergia e gripe são patologias que apresentam basicamente os mesmos sintomas e são capazes de confundir qualquer um. Ambas costumam aparecer nesta época do ano, quando as chuvas vão embora, e, na maioria das vezes, manifestam-se por meio de tosse, coriza e espirros. Por isso, devem ser analisadas por médicos e especialistas chegar a um diagnóstico correto.
Diferentemente da gripe, que é uma infecção das vias aéreas superiores, a alergia respiratória se manifesta geneticamente e pode ser desencadeada por partículas presentes no ambiente. As mais conhecidas são a asma e rinite alérgica. Até 1970, as doenças alérgicas acometiam cerca de 10% da população brasileira. Hoje atingem de 30% a 35%, de acordo com a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
A doutora Clarissa de Lima Honório, especialista do Hospital Santa Luzia, em Brasília, explica que existe um sintoma crucial para diferenciar uma da outra. “O paciente precisa estar atento a tudo. Um bom ponto de partida é a febre, pois é presente apenas na gripe”, explica a doutora.
A médica acrescenta que além de serem parecidas, o paciente ainda corre o risco de desenvolver as duas patologias ao mesmo tempo. “Os sintomas podem se misturar pois os dois problemas podem ocorrer simultaneamente. Assim, fica mais difícil saber se a tosse e o espirro, por exemplo, são por conta da gripe ou da alergia”, explica a doutora. “É preciso visitar um médico o quanto antes”, complementa.
Baixa imunidade – Manter uma vida saudável é fundamental no combate ao desenvolvimento destas e outras doenças, lembra a Dra. Clarissa. “A falta de exercício físico regular e boa alimentação enfraquece o sistema imunológico e isso pode favorecer o surgimento de alegrias e infeções”, alerta.
A médica ainda destaca o acompanhamento médico regular como precaução. “Além disso, é sempre bom ter as vacinas em dia e observar se os sintomas são recorrentes. Isso auxilia na hora do diagnóstico dado pelo médico”, finaliza.